domingo, 27 de dezembro de 2020

Litoral da Região Nordeste do Brasil - 2021

CIDADES DE HOSPEDAGEM:

- Espírito Santo: São Mateus ( Apesar de ser da região Sudeste, foi minha primeira parada na viagem).

- Bahia: Prado e  Ilhéus.

- Sergipe: Aracaju.

- Alagoas: Maceió.

- Pernambuco: Porto de Galinhas (Ipojuca).

- Paraíba: João Pessoa.

- Rio Grande do Norte: Natal.

- Ceará: Canoa Quebrada(Aracati) e Fortaleza.

- Piauí: Luis Correia.

- Maranhão: Barreirinhas (Lençóis Maranhenses).

Evento: Conhecer o litoral de algumas cidades em todos os estados da região nordeste do Brasil, aproveitando para visitar um amigo que mora em Fortaleza/CE.

Data: 05/01/2021 até 14/02/2021

Essa viagem começou a ser planejada no mês de setembro/2020 e programada para o mês de janeiro/2021, sendo que inicialmente o destino seria a cidade de Fortaleza/CE e seríamos em duas motos, uma vez que um amigo de Maricá também participaria, pois visitaríamos um amigo nosso que já morou no Rio de Janeiro e que atualmente está morando em Fortaleza. A ideia era fazermos a viagem de ida pelo litoral e a volta seria pelo interior.

Com todo o planejamento estando tão certo e tranquilo, e as motos revisadas a tempo, eu já deveria ter imaginado que isso não era algo normal e que alguma coisa ainda aconteceria para atrapalhar a programação, então, faltando alguns dias pra iniciarmos a viagem, o amigo com quem eu pegaria estrada avisou que desistiu da viagem, principalmente por conta da 2ª onda de pandemia do Covid-19 e a possibilidade de estradas e cidades "fechadas".

Seria muito maneiro ter uma companhia durante a viagem, mas só nasci colado com a minha mãe, que infelizmente já faleceu, e também não sou de desistir de meus objetivos, então minha resposta ao amigo foi de que eu não desistiria da viagem e que pegaria estrada sozinho, pois além de ter investido muito dinheiro preparando a moto com substituição de peças e revisão, ainda tinha o fato de não ter feito nenhuma viagem em 2020, então precisava iniciar 2021 com alguma viagem bem maneira, no estilo Estrada & Liberdade.

Diante da desistência do amigo fiz algumas mudanças no planejamento da viagem, mas todas elas pra melhorar ainda mais a viagem:

- 1ª mudança foi que ao invés do destino final ser a cidade de Fortaleza/CE, decidi esticar até o estado do Piauí e depois até o estado do Maranhão, completando assim todos os estados da região Nordeste do país, e ainda por cima ficando pelo menos duas diárias em cada cidade de parada.

2ª mudança foi aumentar o número de cidades para conhecer, dando maior atenção ao litoral baiano e me programando para algumas travessias de balsa, sendo que logo a primeira parada da viagem, que seria somente um pernoite na cidade de Pedro Canário/ES, alterei para a cidade de São Mateus/ES, onde decidi ficar pelo menos um dia para conhecer algumas praias das quais sempre escutei falar muito bem.

- 3ª mudança foi que no planejamento com o amigo havíamos combinado de levar material de camping, pois em algumas cidades ficaríamos em camping ao invés de hotéis e pousadas, mas agora que eu seguiria em viagem solo, decidi abandonar a ideia de camping, o que me aliviaria em peso e volume na moto, além de ter um maior conforto me hospedando em hotéis e pousadas.

Essa desistência do amigo só me causou mesmo um único problema, que foi ter colocado na cabeça de não viajar com a Hayabusa, mas sim com a Drag Star, pois o próprio amigo, que no caso estaria em uma XJ 600, já tinha me alertado sobre a média de velocidade dele, que seria por volta de 120 km/h, quando então achei que estaria na mesma média da Drag Star e acabei por mandar a moto pra uma revisão geral, inclusive com substituição de várias peças, como carburador completo, bateria, retificador de voltagem, bomba de gasolina, e fora os itens normais de substituição em uma revisão, tendo ainda decidido por fazer um seguro com reboque ilimitado somente por conta da viagem.

Viajar com a Hayabusa seria muito mais rápido e seguro por conta das ultrapassagens em rodovias e por ser uma moto que já me acompanha por 7 anos, sabendo que dificilmente me deixaria na mão, mas pra viajar com a Hayabusa eu precisaria ter feito uma revisão geral, e substituição da bateria e da relação completa, e após ter investido na revisão geral da Drag Star, seria um gasto para o qual eu não estava preparado, além da demora até a moto ficar pronta.

Mas então, já que será a Drag Star a me acompanhar, é torcer pra que essa velha senhora carburada e com 13 anos de uso só me dê alegrias durante a viagem.

Conforme já fiz muito em viagens anteriores, nada de reservar hospedagem com antecedência, pois durante a estadia em uma cidade é que programarei a próxima cidade a ser visitada.

Se Deus quiser, e na companhia do meu protetor, o Santo Guerreiro São Jorge, tenho certeza de que essa será a mais memorável de minhas viagens em cima de uma moto.

Um pouco antes de começar a viagem, coloquei essa plaquinha na entrada da minha casa, o que tem tudo a haver com a história sobre a viagem.

Umas duas semanas antes da viagem achei por bem ter mais cautela quanto ao Covid-19, então comecei a fazer uso da Ivermectina, Vitamina D, Vitamina C com Zinco, e Ômega 3, e assim continuarei fazendo até o término da viagem.

Odômetro da moto no começo da viagem, com 59.869 Km.

E a viagem começa agora...

1º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 11h40min

Hospedagem: Hotel Gêmeos - www.hotelgemeos.com.br

Bairro: Centro

No dia seguinte a minha chegada em São Mateus/ES, lá fui eu conhecer algumas praias da cidade.

Praia de Guriri - São Mateus /ES

Acessar a Praia de Guriri, logo no Centro, tranquilo, pois é asfalto e depois chão de bloquetes, mas eu gosto mesmo é de alcançar locais com menos frequentadores e de acesso mais difícil, então achei uma praia no final do asfalto da orla de Guriri, só que pra chegar até lá tive que esvaziar um pouco os pneus da Drag Star, pois o chão era de terra batida e barro, sendo que em alguns trechos areia fofa, além de costelinhas, e isso sim, é terrível tanto para o piloto quanto pra parte de suspensão da moto, que por sinal, nada preparada pra esse tipo de terreno, mas eu sou cabeça dura e decidi seguir em frente.

Outra praia de São Mateus, da qual eu já tinha lido excelentes recomendações, era a Praia da Barra Nova, então, após conhecer a Praia de Guriri, lá fui eu em busca da Praia da Barra Nova.

No início foi asfalto,  mas logo depois chão de barro batido, o que pra mim era tranquilo, pois eu já havia esvaziado um pouco os pneus da Drag Star, só que após rodar 16 km no chão de barro, tive que desistir e voltar, pois eram tantas costelinhas seguidas que os meus pulsos começaram a doer, fora que fiquei com receio de causar um problema na moto antes mesmo de chegar ao 1° estado da região Nordeste, que seria  a Bahia.

3º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 3h50min

Hospedagem: Pousada Água de Coco - www.pousadaguadecoco.com.br

Bairro: Basevi

Eu já conhecia Prado de outras viagens anteriores, mas daquelas vezes estive em grupos grandes de amigos, o que dificulta pra fazer passeios mais aventureiros, então dessa vez resolvi conhecer as praias de Prado com muita calma, querendo mesmo era conhecer a Praia de Cumuruxatiba.

Alcobaça eu já conhecia, então foi só parar na entrada da cidade pra tirar aquela foto de costume.

Enfim, mais uma vez em Prado/BA.

Praia em Basevi - Prado/BA

No dia seguinte a minha chegada em Prado resolvi tentar a sorte pra conseguir alcançar a Praia de Cumuruxatiba, sendo que pra minha surpresa o asfalto acabava bem antes do que eu esperava, mas aí começava um chão de barro razoável, então era só continuar em frente e ver no que dava essa aventura.

Depois de alguns quilômetros na estrada de chão apareceu a primeira placa indicando Cumuruxatiba.

Depois de muito rodar na estrada de chão a caminho de Cumuruxatiba, me deparei com uma subida em curva, muito íngreme, que estando sozinho não valia a pena arriscar subir com a Drag Star, pois além de ser barro e pedras pequenas, ainda estava muito esburacada com valas, o que era fácil de acabar em queda ou a moto deslizando de ré, então decidi por não continuar, mas fazer o caminho de volta parando em todos os points legais que vi pelo caminho.

No caminho de volta, a primeira parada foi em uma praia que eu já conhecia, mas que valia muito a pena uma nova visita, pois o local é extremamente agradável e com visual muito show.

Praia do Tororão - Prado/BA

Praia da Paixão - Prado/BA

Praia do Farol – Prado/BA

Praia da Lagoa Grande - Prado/BA

Era muita areia pra tudo que é lado, mas com os pneus bem vazios foi fácil passar pelos trechos de areia fofa.

Assim que cheguei novamente no asfalto foi difícil controlar a frente da moto, de tanto que esvaziei os pneus, então fui logo recalibrar os pneus, quando me espantei com o exagero ao ter esvaziado os pneus, pois o dianteiro estava com 4 libras e o traseiro com 7 libras.

5º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 11h05min

Hospedagem: Pousada do Farol - www.pousadadofarol.com.br

Bairro: Coroa do Meio

Meu deslocamento da Bahia até Aracaju foi tranquilo, apesar do trânsito complicado na BR-101 devido a vários trechos em obras, alguns com desvios e outros com Pare e Siga, mas assim que cheguei no hotel em Aracaju, isso já anoitecendo, tive um problema com a moto, pois depois de ter desligado a moto e ir até a recepção do hotel, voltei pra ligar a moto e estacionar na garagem, mas pra minha surpresa a moto não virava o motor, parecendo que a bateria estava fraca.

Sendo otimista, pensei que foi muito bom isso ter acontecido no hotel, ao invés de algumas das paradas que fiz durante o trajeto, então peguei indicação de uma oficina de motos com um atendente do hotel e no dia seguinte, terça feira, dia 12/01, fui até a loja Moto Mania pra saber se eles poderiam rebocar a moto do hotel até a oficina ou comparecerem lá no hotel pra inspecionarem a moto.

De acordo com o mecânico, o melhor a fazer seria que  eu voltasse no hotel, retirasse a bateria da moto e então eles fariam teste pra ver se a bateria estava descarregada, e em caso positivo, dariam uma carga na bateria pra que eu pudesse testar se a moto daria a partida e depois levar a moto até lá pra que eles fizessem uma verificação pra saber qual o motivo da bateria ter descarregado, uma vez que a bateria tinha sido comprada a menos de um mês.

Foi confirmado que a bateria estava descarregada e então, depois de recarregada, instalei na moto e levei a moto pra oficina.

A primeira coisa que o mecânico condenou foi o retificador de voltagem, pois após alguns testes com um multímetro foi verificado que não estava jogando corrente na voltagem correta, mas sim bem abaixo do que deveria.

Apesar do retificador de voltagem, assim como a bateria, ter menos de 1 mês de uso, mesmo sendo paralelo, a única alternativa foi comprar outro retificador pelo Mercado Livre, com endereço de entrega no hotel onde eu estava hospedado em Aracaju, ficando a entrega programada para sexta feira, dia 15/01, então a moto ficou na oficina e eu voltei para o hotel.

Com esse contratempo, e estando a pé em Aracaju, fui obrigado a procurar uma operadora de turismo pra desenrolar alguns passeios legais até o conserto da moto na sexta feira.
Na quarta feira dei umas voltas pela orla da praia de Coroa do Meio e da Praia de Atalaia.

Pra quinta feira agendei um passeio tipo 3x1, com destinos a Lagoa dos Tambaquis, Praia do Saco, e Mangue Seco.

Farol da Coroa do Meio - Aracaju/SE

Praia da Coroa do Meio - Aracaju/SE

Projeto Tamar – Praia de Atalaia – Aracaju/SE

Na quarta feira, sem ter muito que fazer, acabei caindo na real de que os 3 compartimentos de bagagens da moto estavam muito abarrotados, então fiz uma seleção do que seria possível abrir mão, embalei tudo em uma caixa grande e despachei via Correios de volta pra casa.

Pesquisando no Google achei uma loja em Aracaju que alugava motos, apenas motos pequenas, mas mesmo assim não dei sorte, pois durante a semana todas as motos que eles tinham estavam alugadas. Por sinal, a loja é uma concessionária da Suzuki.

Dia 14/01, quinta feira, lá fui eu fazer um passeio com deslocamento em uma van.

Lagoa dos Tambaquis – Praia do Abais – Estância/SE

Praia do Saco – Estância/SE

Mangue Seco – Jandaíra/BA

Na Sexta feira, dia 15/01, logo cedo chegou a encomenda do retificador de voltagem comprado pelo Mercado Livre, então lá vamos nós pra loja Moto Mania a fim de que seja providenciada a substituição do retificador e seja possível continuar viagem pelo nordeste.

Providenciada a substituição do retificador, o mecânico fez testes com um multímetro e constatou que o novo retificador não estava jogando corrente na voltagem correta, então condenou esse novo retificador que tinha acabado de chegar, pois estaria com defeito.

Eu achei muita falta de sorte o novo retificador ter chegado com defeito, então liguei para o meu mecânico em Maricá/RJ e ele me orientou a falar com o mecânico da Moto Mania pra fazer testes no relê de partida e no estator da moto.

O mecânico da Moto Mania fez os testes e disse que o relê não estava com problema, bem como o estator, mas que pra não deixar dúvidas, levaria o estator até uma loja especializada onde eles faziam serviços de enrolamento de estatores.

Passado algum tempo recebi telefonema do proprietário da Moto Mania avisando que o mecânico estava na tal loja de enrolamento de motores e lá condenaram o retificador, então estavam cobrando R$ 600,00 pra recondicionar o estator, com previsão de entrega até 11:00hs do dia seguinte, sábado, no que o proprietário disse que daria tempo de pegarem o estator e instalar na moto, pra que me entregassem ainda no sábado, então, não tendo outra opção, concordei que fizessem o serviço de recondicionamento do estator.

No sábado, dia 16/01, logo cedo fui pra loja Moto Mania e fiquei aguardando até que finalizassem a instalação do estator, sendo que na tampa do estator teve que ser retirada a junta original e em seu lugar colocada apenas um tipo de cola.

Mesmo após o novo retificador e o recondicionamento do estator, o mecânico da Moto Mania verificou que a corrente que saia do retificador estava abaixo do que seria o normal, mas que era o suficiente pra ficar carregando  a bateria e então eu pudesse continuar viagem.

Tendo pago R$ 600,00 no recondicionamento do estator e mais R$ 300,00 de mão de obra da loja Moto Mania, enfim saí da loja com a moto aparentemente funcionando normal, mas antes de voltar para o hotel, achei melhor dar uma boa volta pela praia, assim poderia testar bem a moto.

Após ter dado uma boa volta com a moto e sem problemas, cheguei ao hotel e estacionei a moto, quando reparei que o visor do nível de óleo estava com um acúmulo de óleo pelo lado de fora, então passei levemente o dedo pra limpar aquele óleo e ver se era somente um pouco de óleo que ficou ali durante a montagem da tampa do estator. Após ter limpado a sujeira de óleo, reparei que novamente surgiu um acúmulo de óleo no mesmo local, então dessa vez passei o dedo para limpar todo o visor, só que para o meu desespero, o visor do óleo caiu pra dentro da tampa do estator e começou a esguichar óleo pelo orifício do visor, espalhando muito óleo no piso do estacionamento do hotel.

Imediatamente consegui contato com o proprietário da loja Moto Mania e em pouco tempo o mecânico compareceu lá no hotel, mas disse que o fato do vazamento e deslocamento do visor do óleo nada tinha a haver com o serviço que eles fizeram, apesar do visor ficar localizado na tampa do estator que foi retirada por eles.

Ficou acertado com o proprietário da loja Moto Mania que na segunda feira eles fariam a retirada da moto no hotel e levariam pra oficina, a fim de ver o que seria possível fazer para recolocar o visor do nível de óleo novamente no lugar.

No sábado, depois que o mecânico foi embora do hotel, eu estava chateado, então decidi arrumar o que fazer no domingo pra que eu pudesse dar uma relaxada, no que liguei pra uma operadora de turismo e programei um passeio ao Complexo Turístico do Xingó, algo de aproximadamente 3hs de viagem em uma van.

No domingo por volta de 06h30min a van da operadora de turismo passou no hotel e começamos a viagem rumo ao Xingó, sendo que no caminho fizemos uma parada pra tomarmos um café, quando então aproveitei e liguei para o proprietário da Moto Mania, informando que na segunda feira não precisariam pegar a moto lá no hotel, pois eu tinha decidido acionar o seguro e levar a moto de reboque até o Rio de Janeiro.

Assim que acabei de falar com o proprietário da Moto Mania, tive a idéia de procurar no Google sobre alguma oficina mecânica em Aracaju que fosse especializada em motos custom, quando encontrei ótimas referências sobre a KM Motos, apesar de não ser especializada somente em motos custom, então consegui contato com o proprietário da KM Motos e ficou acertado que na segunda feira eu acionaria o reboque e levaria a moto lá na oficina.

Então, enquanto isso, só me restava curtir o passeio pelo Xingó.

Complexo Turístico do Xingó

Usina Hidrelétrica de Xingó

Canindé do São Francisco/SE

Na segunda feira, dia 18/01, acionei o seguro e a moto seguiu no reboque pra oficina KM Motos, onde fui muito bem atendido pelo Cristiano, proprietário da oficina, e por toda a equipe de funcionários, inclusive batendo um bom papo. A oficina é muito bem estruturada, com ferramentas e equipamentos de ponta, inclusive conta com um dinamômetro em um espaço fechado dentro da própria oficina.

O Cristiano retirou a tampa do estator e verificou que seria necessário substituir o visor do nível de óleo, pois este era na realidade um visor com um o-ring fixado nele, sendo tudo uma única peça, mas pra que eu não tivesse que encomendar um novo visor e me prender por mais tempo em Aracaju, ele poderia fixar o visor com uma cola bem resistente, o que me permitiria continuar viagem, além do que, o Cristiano disse que faria uma junta pra colocar na hora de fechar a tampa do estator, pois era muito mais seguro do que apenas com uma cola.

Uma outra coisa que o Cristiano fez foi testar o retificador de voltagem, quando foi constatado que tanto o retificador novo, quanto o retificador antigo, estavam jogando corrente na voltagem correta, diferente do que foi diagnosticado pela oficina anterior.

Aproveitei e pedi ao Cristiano que fizesse uma limpeza no cubo da roda traseira, lubrificação de todo o sistema de freio traseiro, troca do óleo de motor e também do filtro de óleo.

Deixei a moto na oficina e na parte da tarde voltei pra pegar, mas antes de me entregarem a moto fizeram um teste pra ver se estava legal, dando umas voltas pela região ao redor da oficina.

Moto pronta e com um valor excelente pelos serviços que foram realizados, saí da oficina muito agradecido ao Cristiano pela prioridade e celeridade no serviço da minha moto, e com muita confiança em que conseguiria seguir viagem até o meu destino final, nos Lençóis Maranhenses/MA.

15º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 8h30min

Hospedagem: Pousada da Orla - www.pousadadaorlamaceio.com.br

Bairro: Pajuçara

Depois de ter ficado 09 dias em Aracaju devido ao problema com a moto, finalmente voltei pra estrada e lá vamos nós rumo à Maceió, mas depois de uma longa semana sem pilotar, decidi fazer um caminho mais difícil e mais aventureiro pra chegar até Maceió, seguindo até o município de Brejo Grande/SE e atravessando de Sergipe pra Alagoas em uma balsa.

Em Brejo Grande quase tive um grande problema, pois depois de muito tempo rodando no asfalto, por sinal em estrada recém construída e asfalto perfeito, em determinado momento o asfalto terminava e começou um longo trecho de chão de terra, com muitos momentos de areia fofa pelo caminho, mas o pior mesmo foi quando terminou o chão de terra e surgiu um asfalto horrível, totalmente esburacado, quando então, em determinado momento, escutei um barulho forte vindo da roda traseira da moto, como se fosse algo batendo.

Após parar a moto pra verificar o que estaria causando o barulho, me deparei com um objeto de ferro, uma espécie de trava de ferrolho de caçambas de caminhonete ou carroça, com um pequeno pedaço de corrente, enterrado no pneu da moto.

De início senti um calafrio pela possibilidade de um pneu furado no meio do nada, principalmente quando passou por mim um morador local e ele falou que na cidade de Brejo Grande não existia borracheiro, mas o pneu ainda não tinha esvaziado, então existia grande possibilidade que o tal objeto de ferro não tivesse alcançado a câmara de ar do pneu.

Com muito receio tive que arrancar o objeto de ferro do pneu, o que não consegui fazer apenas com a mão, tendo sido necessário utilizar um alicate, e mesmo assim, só puxando não consegui retirar, tendo sido necessário ir girando o objeto para um lado e outro, até que tive uma surpresa com o tamanho total do ferro que havia entrado no pneu, pois antes da retirada eu só conseguia ver um pedaço do ferro, como se fosse um elo, mas graças a Deus e ao meu Santo protetor, depois o pneu não esvaziou, sinal de que realmente a câmara de ar não tinha sido perfurada, então era só guardar o tal objeto como recordação e seguir viagem.

A foto do tal ferrolho que encravou no pneu da moto até a parte da argola.

Em reportagens eu já tinha visto mulheres de cidades de interior lavando roupas em rios, mas ainda não tinha tido a oportunidade de presenciar pessoalmente.

Esse serviço de balsa não tem regularidade de horários de saída em nenhum dos dois lados do rio, então você tem que dar sorte de chegar ali em Brejo Grande e ter uma balsa atracada no local, pois caso contrário é ligar para um dos números de celular existentes nas placas pelo local e pedir pra venham de Piaçabuçu/AL até Brejo Fundo/SE, com o detalhe que se for apenas moto eles não fazem o deslocamento, e mesmo tendo combinado que eu pagaria o valor de um carro, ainda assim esperei por mais de 1 hora e quando a balsa chegou já tinham mais 2 carros pra serem transportados, então paguei apenas o valor da moto,  e se não me falha a memória, foi R$ 25,00.

Já em estradas do litoral de Alagoas até chegar na pousada em Pajuçara era cada visual lindo de um mar muito azul.

Dia 20/01 – Quarta feira

Apesar de estar hospedado em Pajuçara, de frente para a praia, no dia seguinte a minha chegada na pousada acordei bem cedo e fui logo pra estrada em busca de praias mais distantes, no sentido sul, com visuais mais bonitos do que a praia de Pajuçara, pois essa foi uma praia que não me agradou em termos de orla.

Praia de Dunas de Marapé – Jequiá da Praia/AL

Após ter saído da Praia de Dunas do Marapé, coisa de uns 7 km depois,  já na rodovia estadual,  do   asfalto observei uma trilha por meio de uma plantação,  sem qualquer placa indicativa, então resolvi voltar pra  me aventurar naquela trilha e de repente chegar a algum lugar de  visual maneiro,  no que acertei na mosca, e nessa aí vale uma frase que adoro:
"A falta de coragem faz você perder momentos incríveis"

Praia da Lagoa Azeda – Jequiá da Praia/AL

Na saída da Praia da Lagoa Azeda passei por uma mangueira em plena rodovia, então mais a frente fiz o retorno e voltei pra pegar algumas mangas.

Praia do Gunga – Barra de São Miguel/AL

Pra passar o tempo resolvi fazer um passeio de buggy até as falésias de Barra de São Miguel, mas pra quem já viu falésias em praias da Bahia, não teve nada de muito atrativo, pois os melhores visuais de falésias não é quando você olha de baixo pra cima, mas sim ao contrário, com você lá em cima das falésias e admirando o visual sempre lindo do mar.

Praia do Francês – Marechal Deodoro/AL

Na Praia do Francês o tempo fechou de repente e na saída peguei um maior temporal, chegando na pousada totalmente encharcado.

Praia de Pajuçara – Maceió/AL

São Miguel dos Milagres/AL

Durante minha passagem por Maceió tive a oportunidade de conhecer a sede da regional Alagoas dos irmãos do Nacionaes LEMC, que por indicação do Presidente Nacional, o irmão Trida, me recepcionaram de forma a demonstrarem muita consideração, dando total atenção durante minha estadia na cidade e me passando algumas dicas sobre a cidade,  no que agradeço imensamente a todos, principalmente ao irmão  Rodolfo, Presidente da Regional Alagoas, que mesmo depois de minha saída da cidade, continuou em contato comigo, acompanhado essa aventura pelo Nordeste.

19º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 3h

Hospedagem: Suítes Mariano - Tel.: (81) 99316-8397

Bairro: Ipojuca

No caminho pra Porto de Galinhas passei na entrada de Maragogi, mas todo equipado com as roupas de viagem e botas, não seria muito maneiro fazer uma visita até a praia, então decidi passar direto.

Dia 24/01 - Domingo

Em 1989, ou seja, 32 anos atrás, estive em Pernambuco e na ocasião visitei uma praia de nome Barra de Sirinhaém, então nessa viagem fiz questão de visitar novamente o local, uns 36 km distante de Porto de Galinhas. No domingo logo cedo botei a moto na estrada e fui até Barra do Sirinhaém,  mas estava tudo muito diferente, com a região explorada turisticamente.

Praia de Barra de Sirinhaém – Sirinhaém/PE

Pontal de Maracaípe – Ipojuca/PE

No Pontal de Maracaípe existe uma particularidade que é no final de tarde a galera lotar o local pra assistir ao por do sol.

21º DIA DE VIAGEM

Hospedagem: O Portuga Pousada - Tel.: (83) 99841-3474

Bairro: Cabo Branco

Praia de Cabo Branco – João Pessoa/PB

Depois de muito rodar pelo litoral, fui procurar um lava jato pra dar uma geral na moto e tirar a maresia.

Enquanto eu estava no lava jato, observei ao longe um prédio muito alto, ao que parecia ser o mais alto de todos ao redor, e com uma bandeira do Brasil em um mastro no topo do prédio. Na foto abaixo é o prédio mais ao canto direito.

Curioso sobre a altura do prédio, eu fiz uma pesquisa no Google, e pra minha alegria, aquele era sim o prédio mais alto de João Pessoa, com o detalhe de que o terraço do prédio funcionava como mirante, o SkyBeach, com acesso permitido a visitantes e com elevador exclusivo até o mirante, isso mediante um pagamento de uma taxa de R$ 20,00.

Após a lavagem da moto fui direto fazer a visita ao Mirante.

O prédio, de nome Edifício Tour Geneve, fica localizado no bairro de Altiplano, na cidade de João Pessoa/PB, com 183 metros de altura e 50 andares, sendo o 3º mais alto do Brasil e o 1º da região Nordeste.

O prédio conta com estacionamento subterrâneo, e na entrada de acesso ao elevador para o mirante SkyBeach a gente dá de cara com um corredor de pouca luz, em que as paredes laterais são aquários embutidos nas próprias paredes, uma coisa sensacional.

O elevador vai até o 48º andar, mas depois ainda existem 2 lances de escada até chegarmos ao mirante.

É chegar no mirante e ficar surpreendido com a espetacular visão lá de cima, tando do mar, quanto da cidade e seus vários prédios muito altos, como se houvesse uma disputa entre as construtoras pra que um prédio fosse mais alto que o outro, uma coisa muito irada.

Outro detalhe muito legal é que no mirante existem caixas de som instaladas, tocando músicas tipo eletrônicas, fazendo uma bela harmonia com toda aquela aventura de estar em um lugar tão espetacular.

Lá no mirante não existe tempo de permanência controlado, então é possível ficar tirando fotos, filmando e enviando tudo pelas redes sociais durante o tempo que você quiser, inclusive, existem alguns bancos de madeira no local.

De cima do Mirante SkyBeach observei o final do litoral de Cabo Branco, como um pontal, então após a saída do mirante peguei a moto e segui pelo litoral até lá.

O local era na realidade o Pontal do Seixas, mas um pouco antes encontrei o Farol do Cabo Branco, que até nem tinha tanto visual, tanto pelo farol quanto pela visão do mar, até por causa de que uma grande área da estradinha do farol estava desmoronando por ser área de falésias, o que provavelmente daqui a alguns anos a estrada nem existirá mais, já não sendo permitido o acesso de veículos naquela estrada.

Farol de Cabo Branco

Andando quase até o final da estrada reparei um pedaço da cerca de arame cortada e uma trilha, mas sem visão do final da trilha, então resolvi mais uma vez me aventurar em uma trilha sem saber o que teria no final, mas novamente valeu a pena a curiosidade.

Lá mesmo na área do farol existe um Parque Ecológico, com acesso livre, e no interior várias lojinhas de artesanato e souvenirs, além de um restaurante e um imensa área, algo meio que comparado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou menos, a Quinta da Boa Vista.

Resolvi almoçar logo ali no Parque Ecológico e depois segui para a praia do Pontal do Seixas.

Praia do Pontal do Seixas – João Pessoa/PB

Hospedagem: Marambaia Apart Hotelwww.marambaiaaparthotel.com.br

Bairro: Ponta Negra

Praia de Ponta Negra – Natal/RN

A principal atração turística da Praia de Ponta Negra deixou de ser uma atração, pois a Justiça interditou o Morro do Careca, proibindo a descida em sky bunda, com isso esvaziando o local.

Na quinta feira, dia 28/01, fechei com uma agência de turismo um pacote de passeio de buggy pelo litoral norte de Natal, incluindo 9 praias, 4 dunas e 3 lagoas.

25º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 5h30min

Hospedagem: Pousada Dona Helena - Tel.: 85 99149-2298

Bairro: Centro

Eu estava na barraca Freedom, lá na praia de Canoa Quebrada, bebendo uma cerveja com o amigo Renato, quando então nos deparamos com um parapente em voo duplo fazendo um rasante em cima da barraca, quase que tocando os pés do carona em cima da barraca.

A partir daí fiquei prestando mais atenção e reparei que de todos os pilotos de parapente, o único que fazia aquele voo rasante por cima da barraca era um de um parapente muito colorido e escrito Jerônimo, então falei ao meu amigo que eu faria o voo, mas tinha que ser com aquele piloto, pois era óbvio que ele era o mais experiente e quem mandava melhor nas manobras com o parapente.

Fomos até o local de saída dos voos e consegui voar com o Jerônimo, que é um cara muito maneiro, gente boa toda vida e que deu maior moral no voo, ficando até mais tempo do que o normal durante o voo e fazendo umas manobras até diferenciadas, como o rasante pela barraca Freedom, rasantes no local onde o meu amigo Renato estava filmando o voo, e bem como uma manobra em que ele disse que pegaria uma térmica pra subir bem alto, o que foi irado demais pela altura em que ficamos.

Durante o voo, sentindo total segurança com o Jerônimo, batemos longo papo e ele até me falou que foi quem há 33 anos atrás trouxe o parapente para o Brasil, ou seja, o cara é o professor.

Agradeci muito ao Jerônimo por ter me proporcionado o excelente voo, e recomendo a qualquer um que visite Canoa Quebrada pra fazer esse voo com o Jerônimo, pois é uma experiência única.

27º DIA DE VIAGEM

Canoa Quebrada/CE x Fortaleza/CE

Data: 31/01/2021 - Domingo

Saída: 13:30hs

Chegada: 16:30hs

Km percorridos no trajeto: 169 km

Total de horas: 3h

Hospedagem: Casa do amigo Renato

Durante a minha passagem por Fortaleza fiquei hospedado na casa do amigo Renato, então todos os passeios que fiz nos 4 dias que fiquei por lá foram escolhidos pelo Renato, que por sinal, escolheu alguns passeios por locais que nem mesmo ele conhecia, inclusive alguns bares nas noites.
O problema é que durante a semana em que estive por lá baixaram um decreto determinando o fechamento das barracas de praia as 15:00hs e todo o comércio as 20:00hs, então a partir do dia 03/02, uma quarta feira, começamos a ter dificuldade em conseguir um bar maneiro onde pudéssemos beber umas geladas e bater um papo, o que me fez antecipar minha saída de Fortaleza para o dia 05/02, uma sexta feira.

Fortaleza/CE

Pirata Bar

Um dos points mais famosos nas noites de Fortaleza era o Pirata Bar, que tem em seu maior dia de frequência, toda segunda-feira, com shows ao vivo, então não tinha como deixar de conhecer.

Praia do Futuro - Fortaleza/CE

Barraca Atlantidz

Praia do Cumbuco – Caucaia/CE

Barraca Chico do Caranguejo

Cumbuco – Caucaia/CE

Lagoa do Cauipe

O que muita gente costuma idealizar como passeio quando está em Fortaleza, no meu caso não era um passeio que agradasse, então nada de ficar brincando no Beach Park, mas sim passar pelo acesso até a praia de Porto das Dunas pra dar uma relaxada e beber umas geladas.

Último dia em Fortaleza, então após sairmos da praia de Porto das Dunas fomos direto pra um lava jato de motos no centro de Fortaleza dar um trato nas máquinas e tirar a maresia.

32º DIA DE VIAGEM

Total de horas: 6h20min

Hospedagem: Pousada Canto do Mar - Tel.: (86) 99456-5854

Bairro: Atalaia

No dia 05/02, sexta feira, logo cedo, o Renato me acompanhou até a saída de Fortaleza, me deixando na cara do gol da rodovia por onde eu seguiria até chegar ao Piauí. Aproveitamos uma parada pra abastecimento e tomamos o café da manhã.

Após o agradecimento ao amigo Renato pela excelente recepção durante minha estadia em sua casa, nos despedimos e eu continuei minha viagem com destino a cidade de Luis Correia/PI.

No caminho para o Piauí passei na entrada de Jericoacoara, ou mais precisamente, em Jijoca de Jericoacoara, mas não tinha planos de conhecer o local, então a única parada que fiz foi pra pegar um monte de mangas madurinhas em uma mangueira na margem da rodovia.

Luis Correia/PI

Praia de Atalaia

Dia 06/02, sábado, resolvi pegar a moto e sair pra conhecer a Praia de Barra Grande, um point muito falado na cidade de Luis Correia. No caminho me deparei com uma placa da Árvore Penteada, então lá fui eu pra estrada de terra conhecer uma árvore vaidosa kkkkkkkkkk

Na saída de Atalaia novamente me deparei com o problema da areia das dunas na rodovia, mas até que foi possível passar tranquilo, só que agora é torcer pra que também estivesse tranquilo quando voltasse do passeio.

Praia de Barra Grande

Cajueiro da Praia - Piauí

Na volta do passeio o trecho entre as dunas na rodovia já estava com areia impedindo a passagem dos veículos na faixa sentido Atalaia.

Na pousada em Luis Correia, fora a vantagem de ser de frente pra praia e ter uma piscina maneira, ainda era possível estacionar a moto bem na porta do quarto.

Dia 07/02, domingo, era vez de sair pra conhecer outra praia, de nome Pedra do Sal, um pouco diferente daquelas praias sempre com o mesmo visual de longas faixas de areia.

Praia Pedra do Sal – Parnaíba/PI

Total de horas: 4h50min

Hospedagem: Chalés Marinas - Tel.: (98) 99145-5593

Bairro: Carnaubal

Finalmente pegando estrada até o destino final da viagem no litoral da região Nordeste, a cidade de Barreirinhas, no Lençóis Maranhenses, então vamos devagar, sem pressa,  que até aqui foi só alegria.

E tinha um cabritinho folgado no meio do caminho...

Odômetro da moto com quilometragem total  de 65.598 Km quando cheguei na pousada em Barreirinhas/MA.  Na saída de casa, conforme foto logo no início dessa publicação sobre a viagem, o odômetro marcava 59.869 Km, então o total da viagem desde Maricá/RJ até Barreirinhas/MA foi de 5.729 Km rodados, o meu recorde até agora, mas ainda falta toda a viagem de volta, então calculo que no total a viagem de ida e volta fique em torno de 9.000 Km.

De todas as pousadas e hotéis em que fiquei durante a viagem, essa hospedagem nos Chalés Marinas foi uma das melhores em termo de estrutura, com estacionamento coberto, um rio em que se pode tomar banho bem atrás dos chalés, um ambiente de descanso lá junto do rio, com mesas e redes, os proprietários e a equipe de funcionários bem jovens e super atenciosos, todos muito simpáticos, passando dicas de melhores passeios e desenrolando o que você precisasse em termo de contatos na cidade, e sem contar que os chalés ficam localizados no final de uma rua sem movimento, então é o maior sossego no local.

09/02/2021 – terça feira

Passeios pelos Lençóis Maranhenses

Beira Rio - Barreirinhas

Vila de Vassouras

Praia de Caburé

Povoado de Mandacaru

Farol Preguiças

Na volta do passeio, depois que saímos do Farol Preguiças, já estávamos em um pouco mais da metade do caminho de volta pelo rio quando a lancha apresentou problema no motor e não engatava mais a marcha a frente, então, sem sinal de celular de nenhum dos passageiros nem do barqueiro, tivemos que esperar passarem outras lanchas que estivessem voltando do passeio pra que fossem dando carona aos passageiros da nossa lancha, então de pouco em pouco todos nós fomos embora de carona e somente o barqueiro ficou, aguardando outra lancha que pudesse fazer o reboque até a Beira Rio.

10/02/2021 - Quarta feira

Passeio Circuito Atins

Lagoa do Gavião - Atins - Lençóis Maranhenses/MA

Praia de Canto do Atins - Lençóis Maranhenses/MA

Dia 11/02/2021 - Quinta feira

Dia de lavar a moto pra começar a viagem de volta pra casa amanhã.

Dia 12/02/2021 - Sexta feira

No dia 12/02, sexta feira, saí da pousada de Barreirinhas/MA por volta de 08:30hs, chegando em Teresina por volta de 17:30hs, onde fiz um pernoite, tendo rodado 501 km.

Dia 13/02/2021 - Sábado

No dia 13/02, sábado, saí bem cedo pelo centro da cidade de Teresina pra procurar uma oficina mecânica onde fosse possível trocar óleo e filtro da moto, pois apesar de ainda faltar coisa de uns 1.000 km pra troca regular, fiquei receoso de que em cidades menores não encontrasse o óleo Motul 5100  15w50, e até por isso tomei o cuidado de comprar um filtro de óleo no Rio de Janeiro e levar na bagagem.
O pior foi que pelo centro de Teresina, apesar de muitas lojas de peças e oficinas, tive muita dificuldade pra encontrar o óleo Motul, o que depois de muito bater cabeça acabei encontrando na única loja que ainda tinha o óleo em estoque, mas que por sinal não fazia a troca de óleo, então lá fui eu procurar uma oficina e perder um tempo.
Por volta de 10:00 hs saí da oficina e peguei estrada até o máximo que eu conseguisse rodar antes de escurecer, tendo parado pra fazer pernoite na cidade de Trindade/PE, chegando lá por volta de 17:30hs e com 504 km rodados.

Dia 14/02/2021 - Domingo

No dia 14/02, domingo, saí da pousada em Trindade/PE por volta de 07:00hs e novamente a ideia era que antes de escurecer  rodasse o máximo possível pela estado da Bahia.

Por volta de 12:30hs e após 344 km de alguns trechos de estrada horríveis, estava passando pela BR 407, cidade de Jaguarari/BA, quando avistei um posto de combustível e resolvi parar pra almoçar.

Já com a moto estacionada no posto de combustível, devido ao problema anterior com o visor de inspeção do óleo do motor,  por acaso resolvi olhar para o visor, quando verifiquei que apresentava um vazamento que me preocupou, então achei melhor não arriscar de prosseguir viagem, com medo de que o vazamento aumentasse e trouxesse maiores consequências.

Dessa vez nem pensei em levar a moto até alguma oficina mecânica, mesmo porque era um domingo, e também pelo fato de já ser a volta pra casa, então o mais fácil a fazer era acionar o seguro e levar a moto de reboque pra casa, e eu seguindo de carro ao invés de avião, por conta de tantas bagagens, jaqueta, calça, botas e capacete, fora que ir de avião demandaria muito mais tempo parado do que a chegada do carro com motorista por conta da seguradora.
Isso feito, o carro da seguradora saiu do posto de combustível em Jaguarari/BA por volta de 16:00hs do dia 14/02, domingo, e chegamos em Maricá/RJ no dia 15/02, segunda feira, 21:20hs, com apenas 1 cochilo de 4h em uma cidade ainda no interior da Bahia, e algumas paradas rápidas pra lanche e abastecimento, ou seja, umas 25hs de viagem.

Logo depois de ter verificado o problema do vazamento de óleo e decidido por chamar o reboque, através do WhatsApp comuniquei a alguns parentes e amigos sobre o ocorrido, sendo que em geral a grande maioria retornavam palavras tipo “caramba”, “que chato”, “que falta de sorte”, “que azar”, “Meu Deus!! E agora?”

Até entendo que as pessoas ficassem preocupadas, mas eu retornava as mensagens falando que na realidade isso tinha que ser visto pelo lado otimista e positivo, e que tive foi muita sorte, pois durante essa viagem de volta eu rodei alguns trechos de uns 50 a 60 km de rodovias em que era só mato pra todo lado, sem acostamento, sem uma casinha sequer, poucos veículos passando e sem sinal de celular, então, a moto ter apresentado o problema ali em um posto de combustível com grande estrutura, restaurante, uma pousada e sinal de celular, eu tinha era a agradecer, ainda mais pelo motivo de que a viagem havia sido concluída até o destino planejado e eu já estava voltando pra casa, sem qualquer parada pra conhecer cidades pelo caminho, além de ter o seguro pra resolver tudo.

Por coincidência, antes do problema com a moto eu vinha pensando justamente na falta de sorte que seria enguiçar com a moto em um desses 60 km de “nada”, então eu tinha parado pra tirar a foto abaixo, pois queria uma recordação da doideira de rodar por essas rodovias, inclusive, esse trecho é na BR-407, município de Jaguarari, com asfalto horrível, próximo a Juazeiro, onde eu já tinha consciência de que era perigoso devido a grande ocorrência de roubos na rodovia.

Dia 17/02/2021 - Quarta feira

Finalmente, 2 dias depois da minha chegada em Maricá, o reboque chegou trazendo a Drag Star.

Algumas considerações sobre a viagem

- 5.729 km rodados de Maricá/RJ até o destino final da viagem de ida, em Barreirinhas/MA.

- 7.070 km rodados desde o início da viagem até a moto subir no reboque em Jaguarari/BA.

- 468,0 litros de gasolina consumidos durante a viagem.

- 35 dias de viagem até chegar em Barreirinhas/MA.

- 41 dias de viagem até a moto apresentar o problema na cidade de Jaguarari/BA.

- 25 horas de viagem de carro da cidade de Jaguarari/BA até Maricá/RJ.

- João Pessoa achei que é a cidade da região Nordeste com a orla mais bonita e organizada.

- Fortaleza, em especial o centro da cidade, achei que foi o pior lugar pra andar de moto, devido a falta de conservação das ruas, bueiros abaixo do nível do asfalto, muitos radares e falta de iluminação. Decididamente um local pra não andar com moto grande.

- Momento mais irado da viagem foi o voo de parapente em Canoa Quebrada/CE.

- Momento mais tenso da viagem foi na volta pra casa, no trecho entre Trindade/PE e Jaguarari/BA, com a rodovia em péssimo estado, com asfalto todo remendado e fazendo com que a moto ficasse trepidando muito, fora que alguns trechos de uns 60 km em que era somente mato pra todo o lado e sem sinal de celular.

- Uma frustração na viagem foi o fato de não ter conseguido fazer um sobrevoo de helicóptero pelos Lençóis Maranhenses, pois esses voos só aconteciam aos finais de semana.

- Momento mais cômico da viagem foi em Barra do Sirinhaém/PE, quando ao parar pra pedir informação a um coroinha, esse pediu carona até onde eu iria, então enquanto seguíamos pela rua ele a todo momento levantava a mão, acenando e chamando as pessoas pela rua, todas conhecidas dele, demonstrando que estava tirando maior onda na garupa da moto. Ao chegarmos no cais, o coroinha desceu da moto e falou que com uma moto daquela ele arrumaria muita rapariga lá na cidade kkkkkkkkkkkkkkkk.

- Momento mais triste na viagem foi ter ideia da quantidade de mortes em acidentes nas estradas do interior do nordeste, tamanha a quantidade de capelinhas que eu via nos acostamentos, com certeza tendo passado por muito mais de 100 capelinhas pelas diversas rodovias pelas quais rodei.